quarta-feira, 25 de maio de 2011

"O Mundo em Movimento"

No âmbito do nosso projecto "O Mundo em Movimento" trabalhámos em CHS a sustentabilidade e o ambiente. Assim, decidimos em conjunto realizar um pequeno filme que, mais do que apenas explicar, mostrasse "Um dia de Consumo Sustentável".


Primeiro escolhemos os actores, depois gravámos as vozes, fizemos as filmagens na sala de aula e no espaço da escola. O nosso vídeo foi apresentado pela primeira vez na nossa Conferência "O Mundo em Movimento".

“Pief Amadora/Alfornelos na Volta do Voluntariado”

No âmbito do Ano Europeu do Voluntariado, que teve o seu início no dia 3 de Fevereiro de 2011, o Pief Amadora/Alfornelos participou na “Volta do Voluntariado”, que percorrerá as capitais europeias ao longo do ano de 2011, e que aconteceu em Lisboa de 3 a 9 de Fevereiro.


As actuações dos Bombabang e da Banda de Garagem, composta pelos alunos do 2ºciclo, tiveram lugar no dia 8 de Fevereiro, dia dedicado ao Programa Integrado de Educação e Formação – PIEF. Durante este dia foi possível conhecer as actividades dos vários PIEF´s no campo do voluntariado e assistir às actuações dos diferentes jovens que abraçam este projecto.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

“Sorriso Feliz” – LEGIÃO DA BOA VONTADE


Durante o mês de Fevereiro, os jovens do Pief Amadora/Alfornelos participaram no programa Sorriso Feliz da Legião da Boa Vontade.


Este programa tem como objectivo principal desenvolver campanhas de informação, prevenção e tratamento de saúde, com especial enfoque para a saúde oral.

Foi feita, numa primeira fase, uma acção de sensibilização para todos os jovens do Pief, para que estes ficassem consciencializados de quais os cuidados a ter com a sua saúde oral. Posteriormente, a Unidade Móvel de Saúde Oral esteve na nossa escola, o que permitiu que todos os jovens procedessem a um rastreio oral gratuito.

O Pief Amadora/Alfornelos agradece à Legião da Boa Vontade a disponibilidade e o profissionalismo demonstrados durante toda a acção.

Pedro Lopes - Contador de Histórias



O contador de histórias, Pedro Lopes, veio mostrar-nos como ainda é possível escutar uma boa história e aprender muito com ela. Aqui ficam algumas das histórias que nos foram contadas.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

AQUÁRIO VASCO DA GAMA

A turma do 3º ciclo do Pief da Amadora/Alfornelos foi no dia 6 de Dezembro de 2010 conhecer o Aquário Vasco da Gama em Algés.


Saímos da escola pelas 10h da manhã no autocarro da EIPDA conduzido pelo Sr. João. Chegámos ao nosso destino às 10.30h onde fomos recebidos pela Dr.ª Manuela que nos deu as boas-vindas e nos explicou o que nos ia mostrar.

Vimos aquários com anémonas (animais que parecem plantas), que para nós são venenosas mas não para os peixes-palhaço; tocámos numa cenoura do mar e em duas estrelas. Mais à frente vimos uma lula gigante com 207 kg e 8m de comprimento e aquários organizados por água doce e salgada, quente e fria. Ficámos a saber que os peixes de água quente são mais coloridos e que o esturjão se encontra em vias de extinção porque as suas ovas são comercializadas para fazer caviar.

Descobrimos a diferença entre tartarugas marinhas e terrestres: a tartaruga marinha tem barbatanas e a terrestre patas que consegue esconder dentro da carapaça; que o peixe-cão (característico das águas da Madeira) nasce fêmea e pode passar a macho.

Pudemos ver a alimentação dos leões-marinhos que se distinguem das focas pelo facto de terem orelhas. Estes nasceram no aquário e chamam-se Olívia e Vitinho.

Antes de terminar a visita guiada fomos saber como podemos proteger e conservar o meio ambiente, como por exemplo: não deitar sacos de plástico nas praias pois as tartarugas confundem-nos com medusas, tentam comê-los e sufocam; limitar a quantidade de pescado bem como o tamanho do mesmo.

Se quisermos podemos ser voluntários no Aquário a partir dos 16 anos, podendo ajudar na alimentação dos peixes e na limpeza dos aquários.

“Gostei de tudo!” – Andreia

“Gostei mais da tartaruga Careta.” – Carlos

“Gostei mais de tocar na estrela.” – Pedro Varela

“Gostei mais dos leões-marinhos.” – Stefan